Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Processos destruídos são restaurados em Porção de Pedras.



Poção de Pedras - Uma comissão presidida pela juíza titular de Poção de Pedras, Teresa Cristina Franco Palhares, começa a atuar de imediato na restauração de 1.800 processos destruídos durante incêndio que atingiu o fórum da comarca em 22 de setembro.

A formação do grupo e descrição de medidas para uniformizar o trabalho estão definidas em provimento do corregedor-geral da Justiça, Antonio Guerreiro Júnior. Logo após o sinistro, o funcionamento da comarca foi transferido para Esperantinópolis, comarca vizinha, por ato do corregedor.

O resgate dos autos atende princípio constitucional da segurança jurídica, explica Guerreiro Júnior, que indicou o juiz auxiliar da CGJ José Nilo Ribeiro Filho para acompanhar e coordenar a tarefa.

Os processos em foco tramitam na Justiça Comum e Especial. Os autos criminais e cíveis que tratam sobre alimentos e autos criminais em curso, cujos acusados estejam presos, terão urgência.

Nos feitos cíveis da Justiça comum ou especial, as partes terão 90 dias, a contar de audiência pública, para requerer a restauração e apresentar documentos. Após esse prazo, a comissão, com base em relatório colhido da base de dados do Judiciário, as notificará por edital.

A audiência pública ocorrerá em 10 dias, com prioridade a três eixos: publicidade da relação de processos destruídos, medidas adotadas para restabelecer a normalidade da prestação jurisdicional e condutas a serem adotadas por partes que desejam restaurados os autos da sua titularidade.

Direitos - Transcorridos os prazos, as partes somente poderão pleitear direitos por meio de nova ação, desde que não tenham expirado. No caso de títulos judiciais, a restauração ocorrerá a qualquer tempo.

Caso necessário, Nilo Ribeiro irá pedir ao corregedor que indique juízes de outras comarcas para ajuda temporária na agilização dos feitos urgentes ou requerer provimento complementar com o objetivo de regularizar e uniformizar medidas não previstas no provimento original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário