Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Municípios tem dificuldades de obter certidões para convênios.


Os municípios maranhenses têm até o dia 15 de dezembro, quando se fecha o Orçamento 2011, para regularizar a situação e assinar os convênios com o Governo do Estado. O prazo está terminando, mas, até agora, boa parte ainda não conseguiu as certidões necessárias para a celebração do acordo, o que tem preocupado o governo. No total, são R$ 102 milhões já disponibilizados para convênios com 111 municípios.

De acordo com o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha, a maior dificuldade dos municípios é obter a Certidão de Cumprimento de Normas Constitucionais relativa à aplicação de recursos na Educação e na Saúde. O documento é fornecido pelo Tribunal de Contas do Estado, mas apenas municípios que comprovem a aplicação correta dos recursos podem obtê-la.

“Para receber esta certidão, as prefeituras precisam estar em dia com os relatórios de gestão fiscal”, explicou Rocha. As exigências são previstas pela Lei de Diretrizes Fiscais.

O governo tem conversado com representantes da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) para orientar os prefeitos na obtenção das certidões necessárias. “Nós temos exatamente dois meses para garantir a assinatura dos convênios. É preciso correr contra o tempo”, frisou.

No TCE, os auditores também estão disponíveis para orientar os gestores, embora ressaltem a necessidade da regularização da situação. “Basta estar regular que a certidão é liberada”, afirmou o presidente do tribunal, conselheiro Edmar Cutrim. Para garantir a regularização, as prefeituras precisam provar a aplicação correta dos índices legais na Saúde e na Educação, sobretudo.

Hildo Rocha ressalta que, em boa parte dos municípios, as pendências são rapidamente sanadas, por se tratarem de questões meramente burocráticas. O problema ocorre exatamente com as certidões exigidas para a celebração dos convênios.

O Governo deverá assinar convênios nas áreas de Saúde, Educação, Infra-estrutura, Agricultura, Esporte e Cultura. “São recursos para obras de construção de praças, mercados, quadras esportivas, pavimentação de ruas, aquisição de ambulâncias. Por isso a necessidade de garantir as certidões em cada área conveniada”, explicou o secretário de Articulação Política.

Marco Aurélio D’Eça Da Editoria de Política

Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário